4 08 2009
Anúncios




Modos de evitar e superar a procrastinação

4 08 2009

Em resumo, procrastinação é o péssimo hábito de adiar para o dia seguinte. É uma das maiores causas da falta de produtividade, e mesmo assim pouquíssimas pessoas fazem algo para evitar ou superar esse hábito. O problema não se resume a vida pessoal, acontece também na vida profissional. Oportunidades perdidas, estresse, sentimento de culpa, são algumas das conseqüências.

Praticamente todo mundo já disse pelo menos uma vez na vida “Vou fazer isso amanhã” ou “Faço isso outro dia quando tiver com mais tempo”. O interessante é que quase todos também sabem que a procrastinação é algo ruim, e mesmo assim o hábito segue em frente. Existem alguns motivos que nos impulsionam a procrastinar, medo do desconhecido, medo de mudanças, perfeccionismo, medo de falhar, desorganização, etc., mas o motivo mais comum talvez seja a preguiça.

A chave para superar a procrastinação é a força interior, ela nos motiva a completar uma tarefa, não importando o tamanho dessa tarefa. No entanto, muitos de nós não contamos com essa força suficiente e ficamos parados no meio do caminho em busca de nossos objetivos e planos. Mas existem maneiras de superar e evitar a procrastinação e seguir em frente com suas tarefas.

É importante lembrar que ninguém é perfeito. São as imperfeições que fazem o nosso mundo tão único e desafiador. Por mais que você tente ser perfeito, sempre haverá espaço para melhorias.

UM PASSO DE CADA VEZ

Algumas tarefas podem assustar e parecer exigir um enorme time para concluí-la, então optamos por simplesmente não realizá-la. É importante não desanimar ao se deparar com um grande desafio; o que precisa fazer é começar aos poucos, pequenos passos, e quando menos esperar irá notar que as coisas começam a tomar forma. Um exemplo claro, um closet ou guarda-roupas bagunçado. Você se depara com aquele monte de roupas, agasalhos, tênis, bolsas, mochilas, caixas e pensa, “vou levar séculos para conseguir arrumar isso!”. E acaba deixando pra lá, com isso a bagunça tende a aumentara cada dia e seu ânimo para organizar vai ficando cada vez menor ao se deparar com uma bagunça ainda maior dia após dia. O ideal é começar a organizar aos poucos, tire as caixas vazias ou velhas e guarde em outro local ou jogue fora. Pendure as roupas jogadas, guarde os sapatos em seus devidos lugares, etc. Se todos os dias você lembrar-se de realizar uma pequena ação que ajude na organização de seu closet, em breve você notará que as coisas estão em seus devidos lugares.

BRAINSTORM

Uma razão comum que gera procrastinação é a falta de ideias ao lidar com qualquer tarefa que requer certa criatividade. Todos têm momentos em que a criatividade simplesmente não flui, é normal, mas se o período de falta de criatividade é muito longo, a procrastinação pode aparecer. O que você precisa fazer é brainstorm. Dê uma saída, caminhe um pouco para refrescar a mente, observe e analise as coisas que vê. Faça anotações, mesmo que suas ideias pareçam absurdas no momento, nunca se sabe se elas serão úteis.

LIMITE SEU TEMPO

Muitas pessoas abrem as portas para procrastinação por terem muito tempo disponível em suas mãos. Então se sentem livre para adiar obrigações e compromissos em uma hora, um dia, ou até mesmo semanas. Estabeleça horários, tente realizar suas tarefas o mais rápido possível, obviamente sem deixar de lado a qualidade. Por exemplo, se eu acho que levaria 30 minutos para elaborar esse artigo, estabeleço meu limite de tempo para essa tarefa em 20 minutos. Isso lhe ajudará a manter o foco e continuar motivado para finalizar sua tarefa. Não é uma competição com você mesmo ou uma tentativa de quebra de recordes, apenas uma ferramenta simples e eficaz que você pode fazer uso para aumentar sua produtividade e evitar desperdício de tempo.

ELIMINE TODAS AS DISTRAÇÕES

Isso que dizer, sem TV, MSN, ORKUT, etc. Se você não consegue concentrar-se com música, elimine a música também, resumindo, tudo o que lhe causa distração você deve eliminar temporariamente. Tudo que interfere em sua concentração enquanto tenta finalizar uma tarefa pode levar a procrastinação. Obviamente você deve usar o bom senso, algumas pessoas conseguem manter o foco e a concentração melhor que outras, eu por exemplo consigo manter meu msn, google talk, ouvir alguns tipos de música e checar emails enquanto realizo algumas tarefas no laptop. Não quer dizer que você consiga, ou talvez você consiga exercer suas tarefas ouvindo um heavy metal, enquanto para mim é impossível. Lembre-se também de não se isolar completamente do mundo, de sua família e pessoas que gostam de você.

PARE DE SER TÃO PERFECCIONISTA

Outra causa de procrastinação é o perfeccionismo. É natural tentar fazer tudo da melhor forma possível, por isso, muitas vezes queremos que tarefas sejam realizadas com perfeição desde o início, o que pode gerar muito estresse e consequentemente a procrastinação. O motivo é que seu cérebro relacionará o estresse com a tarefa, e naturalmente causará em um motivo para você evitar essa tarefa, adiando ou até mesmo cancelando.

Fonte LIFETIPS / solomon1





3 08 2009




Projeto Paul Washer

1 08 2009

Acho que não precisa dizer mais nada.





Podcast#04 – PECADO

29 07 2009

Podcast04

– Olhando o podcast pelo nome talvez você ache que é bem mal, haha, mas a verdade é que tá super de boa, tranquilidade total! ( AE ARRUMAMO UM SOM DAHORA!! OUÇAM AEEE GENTE) – ALTERNATIVA7.WORDPRESS.COM

LINK PARA DOWNLOAD





Só alegria?

27 07 2009

alegria

Estes dias eu estava no ônibus e vi passar do meu lado um carro bonito, parecia ser do ano, não me lembro da marca, mas algo nele me chamou muita atenção, tinha um adesivo escrito: “Na vida com Jesus não há tristeza”. Eu parei, olhei, refleti e fiz o maior esforço para achar que era uma mensagem com um intuito evangelístico e tudo mais. Mas, realmente eu penso o quão hipocrita seria esta frase, não sei se sou crítico demais, mas este é um tipo de evangelho que tem se pregado e que não é verdadeiro. Quem foi que disse que os cristãos não sofrem? Quem foi que disse que a vida com Jesus é só alegria? Não tem derrotas? Não tem falhas? Não tem angústia? Quero saber quem foi que disse que a verdade não doi? Que para ser livre não é preciso renunciar certas coisas? Se até Paulo disse em 2Corintios 7:5 – Porque, mesmo quando chegamos à macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. Nós não podemos achar que nós somos super-heróis e que estamos isentos de tudo o quanto é tribulação de tudo o quanto é tentação por que servimos a Jesus. Mas, eu creio que quanto mais nós escolhermos a santidade, quanto mais decidirmos amar a Deus e obedece-lo, então mais seremos atribulados e mais seremos tentados. Mas que com a plena certeza, na nossa tribulação, na nossa angústia o nosso redentor virá e nos livrará, assim como Deus livrou Daniel na cova dos Leões. Se pararmos para pensar, tremendo era a angústia de Daniel, pois seria jogado na cova dos leões, a adrenalina era gigante, mas Ele confiou em Deus, e passou por essa tribulação confiando em Deus, que o salvou. Algumas pessoas podem ir contra o que estou falando, mas se somos cristãos, o nosso maior exemplo de vida é Jesus, o qual passou pela maior angústia e aflição aqui na terra, açoites, crucificação, morrer levando todos os pecados do mundo. Aquele mesmo que diz: “Pai, se for possível, livra-me deste cálice, mas que seja feita sua vontade.” Então, Jesus fez a vontade do pai, mesmo com tanto sofrimento, decidiu por obedecer a Ele. E agora eu pergunto para nós, qual é a tribulação que temos passado hoje? O que tem sido aquilo que tem nos tirado a paz, aquilo que tem nos confrontado? Entreguemos então a Deus todas essas coisas, por que se verdadeiramente Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara. “Na minha angústia eu clamei ao Senhor e Ele ouviu minha oração.” Então, Deus está só esperando para que nós coloquemos tudo o que está nos incomodando diante dEle. Filipenses 4:6 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. fernandomatias -alternativa7





Vidas medíocres

26 07 2009

Estava eu sentado, em um domingo randomico (hoje), ouvindo Swichfoot e prestei atenção na letra da musica, que dizia “We were meant to live for so much mooore”, ou seja, “nós deveriamos estar vivendo por tanto mais” [+adaptação].

É nesses momentos simples que Deus gosta de nos mostrar a nossa situação real. Ele nos criou pra sermos filhos, pra sermos santos, pra sermos parte dEle e estarmos em harmonia com Ele, para reinarmos junto dEle sobre toda a criação… mas no lugar disso, escolhemos uma vida mediocre.
Quando você ganha a consciencia de quem você é, e qual seu propósito [+paragrafo de cima], você também vê como está longe disso. Mas graças à Deus, que nos oferece sabedoria, discernimento, capacidade e força suficiente pra nos santificarmos, podemos sair da mediocridade. Basta apenas nos humilharmos perante dEle,  e pedir de coração, arrependidos dos nossos pecados, e Ele derramará sobre nós o Espirito, e com o Espirito, vêm os frutos dEle, e logo podemos cumprir nosso propósito, e sermos quem devemos ser.

Amanhã minhas aulas voltam, e eu tomei a decisão de ser diferente, fazer a diferença, e mostrar a todos pelo meu exemplo de vida, como é medíocre a vida no mundo.
Quero mostrar que com Deus é muito melhor.
Quero mostrar que com Deus você não fica dependente de uma bebida ou uma droga, sendo obrigado a ir beber, fumar ou cheirar toda a semana (ou dias), gastando seu dinheiro sem retorno e afastando as pessoas.
Quero mostrar que com Deus podemos ser felizes em um casamento, sem correr o perigo de não ficarmos satisfeitos, já que vimos coisa “melhor” em filmes pornôs (que aliás são uma mentira ), ou já experimentamos coisas melhores em um dos 564789567583963 relacionamentos sem sentido ateriormente.
Quero mostrar que amar as pessoas é muito melhor que agir de forma “cool” e afastar à todos.
Quero mostrar que com Jesus, eu sou livre, e não um escravo dos meus próprios pecados.
Eu não consigo fazer nada disso sosinho, mas dou graças porque tenho um Deus que me ajuda se eu for humilde suficiente pra pedir… Ah, e só pra constar, se vc pedir Ele te ajuda também ^^

É isso aí, terminei.
Quem quiser ouvir a musica, tá aí:


Lucas Fava Jesus Cristo