HUMILDADE

22 07 2009

Humildade vem do Latim humus que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria da sua mostra simplesmente que lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo “assume humildemente”.” – Wikipédia

A Humildade nos dá o sentimento exato da nossa pobreza, capacidades, modestia, respeito e submissão; já parou pra pensar nisso?
Quando um professor renomado de lingua portuguesa, se aproxima de um homem da mesma idade, que é um pedreiro analfabeto, e diz que os dois possuem a mesma capacidade e inteligência, ele está sendo humilde? Ou será que simplismente está mentindo?
Não estou entrando na parte espiritual sobre pecado e blablabla, porque nesse quesito, realmente, todos nós pecamos e merecemos o inferno, e a salvação só vem através de Jesus; mas se Deus nos fez com corpo fisico, capacidade e inteligencia diferentes, porque fingir que isso não é verdade?

Deus nos fez superiores uns aos outros, em certos pontos, e inferiores em outros pontos. Vamos parar pra pensar…. se toda a Igreja fosse extremamente inteligente e racional, não poderiamos evangelizar as pessoas emocionais direito, porque não entenderíamos elas. Nós somos o corpo de Cristo, e da mesma forma que um olho não pode ouvir, e um ouvido não vê, nós todos temos propósitos e capacidades diferentes.
Não por mérito nosso, mas porque Deus nos fez assim, e Ele poderia ter feito diferente se quisesse, e é por isso que não devemos nos gabar; mas também não devemos rejeitar isso, afinal não se rejeita presentes.

Nas palavras de C.S Lewis, em Cartas de um diabo ao seu aprendiz:
“Humildade genuína é você construir a melhor obra de arte do mundo, e ficar tão feliz como se tivesse sido qualquer outro quem tivesse feito.”

“A Verdadeira Humildade acontece quando o humano entende que ao amar o próximo como ele mesmo, ganha o direito de amar a si mesmo como ama ele o próximo.”


Lucas Fava Jesus Cristo


Ações

Information

One response

23 07 2009
telly

Humildade certamente não é o meu forte. Sou orgulhosa por hereditariedade, segundo minha mãe. Eu venho de uma casta de orgulhosos e orgulhosas. Minha mãe diz sempre pra eu diminuir, e a princípio eu achava mó saco quando ela dizia isso, mas por eu não dar ouvido a isso, quase eu naufraguei na fé por esses tempos que se passaram. Hoje estou orando, lutando e me dispondo a tratamento com Deus pra que eu venha ser humildade, primeiro aos olhos dEle depois ao dos homens.
Mas sendo sincera, a mínima menção da palavra humildade ainda me dá um arrepio, pois quem quer servir com alegria? Quem quer ficar calado quando nãos e tem culpa de lagum ocorrido? Quem quer fazer a rota ao contrário do que nós crescemos ouvindo e vendo como atitudes certas a serem feitas?
Estou aprendendo primeiro amar a idéia de subjugar minha carne nesse sentido.
Na realidade ninguém me disse que seria fácil, e afinal, não está sendo. Deus porém está me ajudando e espero confiantemente um dia poder servir de fato com alegria. Servir em todos os sentidos. Dando o meu melhor ao próximo como se fosse pra Deus.

Parabéns a quem escreveu o texto!

E a todos: God bless us *

Deixe uma Resposta

