A importância de EXORTAR

11 04 2009

Judas 1.3 – Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

 

Hebreus 3:13  Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado.

 

Bom, mas o quê é exortar? É dar um puxão de orelha, quando você vê alguém fazendo alguma coisa errada e vai lá e fala com essa pessoa.

Nós como seres humanos sempre vemos bem o pecado dos outros e para os nossos temos diversas desculpas, tentamos nos explicar o porque pecamos, porque se o fazemos é porque por certo modo é bom (geralmente um prazer momentaneo), mas as consequências do pecado são horriveis. Sendo assim só abrimos o olho de verdade quando alguém vem conversar com a gente. Devemos ter amigos que buscam a Deus e que tem os mesmos valores que você, que sejam francos, sinceros e diretos, porque quando erramos eles nos falam.

Nós como cristão temos o dever de fazer isso!! Se não abrirmos a boca para mostrar o erro a pessoa vai se afogando no pecado e a cada dia que não falamos nada fica bem pior a situação.

 

Bom, uma coisa importante é não julgar, não apontar o dedo, mas mostrar que a pessoa tem um caminho melhor a seguir, nem passar que ela é errada e você o santo (cisco no olho.) Devemos orar pedindo autoridade e sabedoria para saber falar sem machucar a pessoa e para que seja benção e não maldição.

 

Mateus 7:3  E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

 

Eli era um bom sacerdote em Israel, era alguém que respeitava a Deus e era integro, porem seus 2 filhos Hofni e Fineias eram jovens que não respeitavam a Deus, eles cumpriam algumas obrigações da igreja, mas faziam por religião, nunca respeitaram a Deus e se entregaram ao sexo, talvez por irem ao templo Eli pensava que um dia eles iriam se voltar para Deus e muito provavelmente temia que fosse o pai chato e que os filhos se afastassem dele, mas pelo fato de fazer olho grosso ele atraiu maldição a todo Israel além de morrer ao saber que seus filhos estavam mortos (1 Samuel 2.27-36/ 1 Samuel 4.11-18)

Muitas vezes não damos o puxão de orelha em alguns amigos nossos pelo simples faot de irem na igreja, o que não salva ninguém por isso só. Mas pensamos: “Há, ele está vindo na igreja, ouve o culto, um dia Deus vai tocar no coração!”

Talvez Deus que que VOCÊ seja o alguém que vai tocar o coração dele e você não está fazendo nada!

 

Natã foi diferente ele viu que Davi tinha armado uma emboscada para matar Urias e conseguir Bate-seba como sua mulher, muitos devem ter temido “puxar a orelha” de Davi, mas Natã contou uma historia ilustrando Davi e depois disse que o homem da historia que Davi disse que merecia morrer era ele mesmo! Muito inteligente e não fez olho grosso! Ele foi e falou! (2 Samuel 12.1-12)

Por esse conselho de Natã foi que Davi se arrependeu de cometer esse pecado e orou e jejou, um filho dele morreu, mas por Davi se voltar a Deus, de uma historia errada Deus realizou uma grande coisa… de Bate-seba foi que nasceu Salomão, o homem que pediu sabedoria a Deus… Além de Jesus vir da genealogia de Davi.

É bem provavel que se Natã não tivesse dito nada, Davi iria ficar levando essa culpa se desculpando a Deus, mas sem ter essa noção real da crueldade que ele fez. E assim não nasceria Salomão, Israel iria ser dominada (como foi com Eli), Davi não iria ser conhecido como homem segundo o coração de Deus e não teria construido o belissimo templo em Jerusalem. (Deus daria outro jeito, já que não perde a guerra… nem deixa de cumprir nenhuma de suas promessas)

 

Paulo já orientava: Exortai-vos uns aos outros!

 

Temos que orar e pedir sabedoria a Deus para sabermos como falar, porque a pessoa pode ser nossa amiga e se sentir ofendida, mas se falarmos com amor a pessoa vai nos ouvir, se for prudente vai tomar uma atitude e vai ver que está errando e será eternamente grata a você!

 

Seja como Natã!! EXORTE!!

Dê liberdade para ser exortado!!

Se não sabe como exortar direito, ORE!!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: