Na balada da vida

25 09 2008

Quando somos jovens, nossa relação com o tempo é muito diferente. Vivemos mais intensamente, não pensamos no amanhã e curtimos ao máximo as oportunidades que aparecem no momento.

As baladas, a escola, as paixões, as ficadas por ficar, tudo é tão bom que sobra pouco tempo para pensar no futuro. Afinal, eu não sei nem direito o que quero fazer da vida, quanto mais pensar no meu futuro, não é verdade?

Enquanto a maioria dos adolescentes pensa nisso como a única preocupação da vida, outros começam a construir o seu destino! Alguns estão preocupados, pois estão vendo que o mercado está difícil, os melhores empregos vão ficar apenas aos que se destacarem, as melhores faculdades só tem espaço para os mais focados, os melhores salários são reservados a poucos.

Hoje eu entrevistei um jovem de 16 anos, para uma vaga de estagiário em programação, que ainda no ensino médio, deu uma lição de vida e o único em anos que me falou algo assim. Estuda em uma escola pública, pois a sua família tem poucas condições. Perguntei para ele qual eram os sonhos dele para curto e longo prazo, ai ele retrucou:

“…não são sonhos! São projetos ainda não realizados. A curto prazo vou conseguir um estágio remunerado, que me permita comprar meu computador e livros para eu estudar. Assim que eu aprender o suficiente, irei conseguir um bom emprego e me tornarei gerente. Depois, um dia, vou abrir minha própria empresa de software. “

O que você acha que esse menino está fazendo? Ele aproveita a vida como qualquer adolescente normal, mas colocou na cabeça um foco para onde ele deve caminhar! Ele saiu do comum!!! E você?

Aproveite que as férias terminaram e faça deste um ano diferente. Que seja o primeiro ano na sua vida para a construção do resto dos anos do seu futuro! Chega de ficar deixando para depois.

Se você acha que já sabe o que pretende fazer de faculdade e trabalhar no futuro, por que esperar 4 ou 5 anos pela faculdade? Apenas 30% dos formandos atuam na área que se formaram, são quase 3.500 horas desperdiçadas! Que tal experimentaram antes?

Que tal aproveitar este ano para experimentar sua futura profissão? Quer ser advogado? Fale com conhecidos e veja quem pode conseguir para você 1 semana vivendo dentro de um escritório de advocacia. Quer ser programador? Mande uma carta para uma empresa e peça para conhecer o ambiente e viver a profissão por alguns dias. Quem sabe até não experimentar isso por mais tempo? Isso vai ajudar você a começar a descobrir se realmente vale gastar tanto tempo para viver nessa profissão!

Não faça desse ano mais uma vida de escola, balada, amigos. Tenha tudo isso, mas coloque seu futuro nesse programa também! Pare de perder tempo com bobeiras e comece hoje a fazer o que alguns demoram anos para descobrir.

Acha isso difícil? Eu coloquei que queria ter uma empresa cheia de computadores quando tinha 6 anos, com 13 me certifiquei como um dos profissionais da Microsoft mais jovem do mundo, aos 14 abri minha empresa, com 18 comandava uma grande equipe e desenvolvia grandes projetos. Comprei meu carro e conquistei minha independência financeira! Se eu sou super dotado? Muito longe disso! Fui apenas Focado!

Idade não tem nada a ver com capacidade. São coisas totalmente diferentes. Você pode HOJE focar naquilo que gostaria de ser AMANHÃ. Se for dar certo ou não, pelo menos você saiu do lugar e no mínimo conquistou experiência que fará muita diferença.

YOUTUBE, ORKUT, MSN, MYSPACE, RPG é MUITO LEGAL, MAS FUTURO TAMBÉM É!

FALTAM 328 DIAS PARA 2008, NÃO DEIXE ESSE SER APENAS MAIS UM ANO NA SUA VIDA. QUE TAL VIVER SUA VOCAÇÃO DESDE JÁ?

p.s. 1: sobre o estagiário, quando terminamos todas as entrevistas, ele já tinha sido contratado por outra empresa! O que não foi nenhuma surpresa!

p.s. 2: fique a vontade para me escrever. Conte sua história. Fale o que gostaria de ser no futuro, me fale o que irá fazer esse ano.

Viva para detonar!


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: